Cáritas Diocesana – Projeto de Formação “Participação Popular na Consolidação dos Direitos”

A Cáritas Diocesana de Guarulhos tem por missão promover a assistência social e a promoção das pessoas, grupos e comunidades, conforme o pensamento social da Igreja, diretrizes da Pastoral Diocesana e legislação específica. 

A partir deste mês, a Cáritas Diocesana está realizando o Projeto de Formação ” Participação Popular na Consolidação dos Direitos”, com seis encontros temáticos, aos sábados, a partir das 8h30, na Rua Mandaguari, 124 – Bom Clima. 

Nestes encontros ocorrerão palestras, atividades grupais e outras vivências desenvolvidas por profissionais previamente escolhidos em sua área de atuação. Haverá também a entrega de kit educativo e de material teórico de apoio. 

O objetivo central deste trabalho é contribuir para o engajamento dos participantes para a luta por justiça social e pela igualdade de direitos de todos os cidadãos, incentivando o protagonismo social. 

Esta iniciativa decorre como gesto concreto da Campanha da Fraternidade/19 “Fraternidade e  Políticas Públicas – será libertado pelo direito e pela justiça” pois segundo o Texto-Base busca-se “Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade” (p.08). 

Nesse sentido, a partir da análise crítica e das discussões conjuntas entre palestrantes, profissionais, militantes e demais envolvidos que integram o Projeto da Cáritas Diocesana, possibilitar a cada participante a compreensão sobre a importância e consequências das políticas públicas na vida cotidiana, especialmente para as populações vulnerabilizadas socialmente. 

Os debates terão por foco a área da saúde, haja vista a insuficiência dos equipamentos e serviços no município e estarão voltados para o desenvolvimento dos atores sociais, com liderança, empenhados em exercer o controle social. 

O curso é gratuito e ainda há vagas mediante inscrição pelo telefone 2440.5752 ou caritas@diocesedeguarulhos.org.br ou caritasdiocesanaguarulhos@gmail.com, onde poderão ser informadas as datas dos próximos encontros. 

Participe você também!

 

Janete das Graças Reis

Equipe de formadores da Caritas

Cáritas Diocesana - Projeto de Formação "Participação Popular na Consolidação dos Direitos"

Compartilhe:
Facebook
TWITTER
YOUTUBE
Instagram

Comments are closed.