Participantes
Nos dias 24 a 27 de julho aconteceu o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores que debateu por meio de palestras, plenárias e seminários as novas ideias e os desafios que a comunicação atual apresenta para a Igreja

Durante os quatro dias de evento, cerca de 900 pessoas aprofundaram o tema “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”. Com uma vasta programação, debatemos temas como comunicação e mudanças socioculturais produzidas pelas tecnologias digitais; discípulos Missionários na cultura digital; o Diretório Nacional de Comunicação; evangelização e espiritualidade na Web, entre outros.

Entre os palestrantes presentes, padre Antonio Spadaro, doutor em teologia e consultor do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano, foi o destaque do encontro, explanando em seus seminários a presença e o testemunho da Igreja nos novos meios digitais, no que no que ficou conhecido como Cyberteologia.

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do evento trazendo palavras de esperança em relação à comunicação digital. “É necessário que no mundo digital o anúncio do Evangelho seja seguido pela oferta de um encontro pessoal com Cristo, um encontro real e transformador”, diz no texto.

O evento contou também com o 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, momento onde os participantes puderam partilhar as experiências e projetos de evangelização que estão sendo desenvolvidos a nível diocesano, nacional e internacional.

A Diocese de Guarulhos esteve presente no evento com 25 membros das Pascoms das Paróquias de São Francisco – Uirapuru; Nossa Senhora Aparecida – Cocaia; Santa Mena; Santa Rosa de Lima; Nossa Senhora de Fátima – Vila Fátima; Santuário Nossa Senhora de Bonsucesso; São Vicente de Paulo; e Santo Antônio – Gopoúva, juntamente com o Vigário Episcopal de nossa Diocese, Padre Marcos Vinícius.

Texto: Erika Garcia – Pascom Paróquia Santo Antônio de Gopoúva
Foto: Manoel Nascimento – Paróquia São Vicente de Paulo