2° Congresso Missionário para Seminaristas

Entre os dias 29 de Junho e 03 de Julho, nossa Diocese acolheu o 2° Congresso Missionário para Seminaristas do Estado de São Paulo, promovido pelo COMISE do Regional Sul 1 da CNBB (Conselho Missionário de Seminaristas).

O tema central das conferências foi “Formação Presbiteral para uma Igreja em Saída”, respondendo ao apelo do Papa Francisco: “A partir do testemunho de alegria e serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor”.

O objetivo deste Congresso é animar, fortalecer e aprimorar a formação dos futuros sacerdotes para uma consciência missionária em vista de autêntico espirito missionário.

Missão no assentamento Anita Garibaldi

Entre os palestrantes, tivemos a presença de dom Esmeraldo Barretos de Farias, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Pe. Jaime Carlos Patias, missionário da Consolata e secretário nacional da Pontifícia União Missionária, Pe. Antônio Ramos do Prado, salesiano e assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, e do padre Leonardo Lucian Dall Osto, da diocese de Caxias do Sul (RS). Todos com suas experiências como presbíteros e missionários puderam enriquecer intelectualmente e serem testemunho de amor e missão na Igreja.

Marcaram presença Dom Edmilson, Bispo de nossa diocese, Dom José Luiz Bertanha, bispo referencial do Conselho Missionário Regional, diversos padres de nossa diocese, padres ligados a formação dos seminaristas e a articulação das missões em diversos níveis.

Participantes do Congresso

Agradecemos generosamente ao Padre Carlos e Padre Thiago, do Santuário Nossa Senhora do Bonsucesso e ao Padre Salvador da Paróquia Santa Cruz e Nossa Sra. Aparecida, eles que com muito empenho sediaram e colaboraram neste evento. Toda nossa gratidão as famílias acolhedoras que hospedaram e cuidaram dos seminaristas. Imploramos bênçãos generosas sobre todos os que trabalharam com dedicação e carinho.

Sem. Douglas Fernando