11ª Romaria Nacional do Terço dos Homens

“NÃO BASTA REZAR, É PRECISO AGIR”

O Santuário Nacional de Aparecida na cidade de Aparecida/ SP, realizou nos dias 15 e 16 de Fevereiro de 2019 a 11ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, com o tema “Não basta rezar, é preciso agir” e o lema- “Eis-me aqui”. Durante dois dias, o bispo Dom Gil Antônio, Padre Vandemir Meister ( Schoenstatt), o Arcebispo Dom Orlando Brandes, o Ir. Viveiros ( Redentorista) e o novo reitor do santuário Pe. Carlos Eduardo Catalfo, acolheram 78 mil pessoas. 

Dom Gil Antônio, bispo referencial do Terço dos Homens na CNBB, celebrou a missa de abertura na noite de sexta feira em torno do altar central. Logo após a missa, uma belíssima procissão iluminada ao Porto de Itaguaçu, testemunhou a fé dos homens do terço.  A madrugada foi preenchida com a vigília do terço dos homens, alguns grupos ficaram responsáveis em presidir o momento com a meditação do terço. Porém a alegria maior foi a surpresa reservada para todos os que ali estavam, após horas de chuva intensa, exatamente 7h30 da manhã a estiagem trouxe o ânimo para todos os homens, mulheres e crianças que transformaram o pátio em frente ao santuário num verdadeiro mar de gente para participarem da Santa Missa. 

O Arcebispo Dom Orlando Brandes presidindo a santa missa, muito feliz nas suas colocações, com voz profética animou a missão dos homens do terço colocando-os cada vez mais à disposição do reino. “Eis-me aqui, eu posso ser um catequista desta paróquia, pois sou um homem que reza o terço. Eis-me aqui para trabalhar como um missionário e transformar a minha paróquia numa grande família, numa paróquia missionária” , e continua, “Eis-me aqui caro bispo, e conte comigo nas pastorais mais difíceis”.  E encerra, “Todo o impulso do ´Eis-me, aqui´, deve surgir das marcas dos joelhos dobrados”.

A colocação do Arcebispo, fez-nos lembrar o objetivo geral do Terço dos Homens que a quatro anos trabalhamos em nossa diocese com o auxilio da coordenação e da assessoria, de sermos presentes na comunidade e na vida daqueles que mais necessitam. O Arcebispo termina sua reflexão se dirigindo aos padres assessores, coordenadores e membros agradecendo: “Obrigado pela sua presença num hospital, num presídio, onde reza o terço, numa periferia, numa favela, numa comunidade pobre, com a força do terço, mas marcando presença”. 

Desde a VI Romaria Nacional no ano de 2014, a diocese de Guarulhos se faz presente e este ano não poderia ser diferente, totalizando 900 pessoas, nossa diocese foi bem representada por coordenadores, membros de grupos e familiares dos homens do terço que presenciaram um belíssimo encontro.  No final da Santa Missa alguns grupos se reuniram atrás do santuário para ali rezarem uma Ave-Maria, um Pai-Nosso, para receberem a benção sobre os objetos e a bênção de envio do assessor diocesano padre Johnny. Este momento particular da diocese terminou com o grito que faz ressoar nas cinco foranias da nossa diocese “Com o Terço nas mãos, joelhos no chão e Deus no coração, chegaremos à Salvação”. Felizes os homens retornaram para o santuário para participarem do santo Terço. 

Pe. Johnny William Bernardo – Assessor Diocesano do Terço dos Homens

Confira alguns registros do Evento:

Romaria do Terço dos Homens

Compartilhe:
Facebook
TWITTER
YOUTUBE
Instagram

Comments are closed.