Visita Pastoral do Bispo à Paróquia Sto. Antônio – Vl. Augusta

Dom Edmilson deu início à série de visitas pastorais que irá fazer nas paróquias da diocese. A 1ª paróquia a receber sua visita foi a Santo Antônio de Vila Augusta, entre os dias 12 e 17 de Fevereiro.

Os principais objetivos do bispo foram:

• aproximar-se mais da comunidade da Vila Augusta;
  • entender melhor a realidade da comunidade e propor melhorias para os serviços pastorais;
  • conhecer a realidade administrativa e financeira da paróquia.

A visita começou com a celebração da Santa Missa. Dom Edmilson foi acolhido pelos coordenadores de pastorais, movimentos e serviços, além de pessoas diretamente envolvidas na administração da paróquia. Ao final da celebração, cada grupo fez uma breve apresentação.

Durante esse período, o bispo desenvolveu as seguintes atividades, sempre acompanhado do pároco, Pe Borges e do Conselho Paroquial Pastoral (CPP):

• reuniões com o pessoal administrativo para entendimento dos assuntos econômicos da paróquia;
  • visitas à Universidade Brasil (que apresentou suas instalações e expos suas preocupações sociais com o município) e ao asilo São Francisco de Assis (com os ministros da paróquia);
  • missa setorial, ocasião em que o bispo aproveitou para comemorar junto de nossa comunidade o seu aniversário de 40 anos de ordenação, que acontecia neste mesmo dia.
  • encontros com as pastorais sociais – GTI, PPI, Saúde e Vicentinos – (que era muito esperado pelo bispo, uma vez que ele tem uma preocupação especial com esta área pastoral); com as crianças dos grupos da catequese (quando falou e escutou as crianças da comunidade); com os jovens e adultos da catequese (quando explanou sobre as principais atitudes da Igreja quanto ao Sínodo da Juventude e também discutiu diversos assuntos atuais); e com todos os coordenadores da paróquia (quando apresentou sua percepção da nossa comunidade).

Na missa de encerramento de sua visita, Dom Edmilson agradeceu a comunidade e informou que será enviará uma carta de recomendações para que a caminhada da paróquia siga ainda mais forte, sempre guiado pela Luz do Espírito Santo.

Antes da missa, numa cerimônia rápida com a presença do prefeito da cidade, o livro de tombo da paróquia foi assinado pelo bispo, pelo prefeito e pelo pároco, registrando a festa de Santo Antônio de Vila Augusta como evento cultural do município durante todo o mês de junho, cujo decreto foi assinado pelo prefeito.

Visita Pastoral de Dom Edmilson - Sto. Antônio Vl. Augusta