Um novo Congresso é possível: Encontro Diocesano sobre Democracia

No dia 27 de Agosto, as Pastorais Sociais de nossa Diocese se reuniram para realizar o Encontro Diocesano sobre Democracia e o lançamento da cartilha Eleições 2018. O evento, realizado no Centro Diocesano de Pastoral e  conduzido pelos Padres Tarcísio (Vigário Episcopal para as Pastorais Sociais) e Valdocir (Assessor Diocesano da Pastoral Carcerária), contou com a presença de Chico Whitaker, arquiteto e ativista político.

Whitaker motivou os presentes a dialogar sobre a sociedade a partir das Rodas de Conversas. Ele, que experimentou a carreira política como vereador de São Paulo, como assessor da CNBB na Comissão Justiça e Paz, continua ativo na organização e assessoria do Fórum Social Mundial. Demonstrou enorme vitalidade e esperança e disse que irá demorar para retomarmos o “trem da história”, no interesse da população em discutir e fazer política, mas que é necessário não parar de inventar grupos e rodas para tratar do assunto, especialmente neste período que acontece as eleições para Presidente, Senadores, Governador, Deputado Federal e Estadual.

Serão os pequenos grupos a dar esta contribuição, e a Igreja pode ajudar muito neste trabalho de diálogo, sem brigas, mas a favor do bem comum. Sem partidarismos, mas olhando para os candidatos, sua história e suas contribuições nas questões sociais e para o bem da população, especialmente os mais necessitados. Afirmou que não podemos viver 120 anos, por isso é fundamental começar agora, para ver a mudança acontecer lá na frente, a começar agora elegendo um outro Congresso com pessoas comprometidas com a justiça social, com o bem comum.

Um novo Congresso é possível: Encontro Diocesano sobre Democracia