Presentes na XXIII Romaria da Pastoral Afro Brasileira

A Diocese de Guarulhos esteve presente na XXIII Romaria da Pastoral Afro Brasileira, no Santuário Nacional de Aparecida. A missa, realizada as 10:30 do dia 9 de novembro, foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, e có celebrada por outros bispos, diáconos e seminaristas, todos com suas indumentárias afro, e entre eles, nosso assessor diocesano, o querido Padre Valdocir Aparecido Raphael e Padre José Enes de Jesus, Secretário Nacional da Pastoral Afro-Brasileira.

Durante a homilia, Dom Zanoni pregou o amor, equidade e justiça, e que o povo negro está presente na caminhada de Deus, na asserção de que violência e racismo não podem ser mais tolerados na sociedade atual, dando ênfase a temática da Romaria: “o povo negro clama por políticas libertadoras”.

Após a missa, todos os agentes de pastoral reuniram-se no Auditório Noé Sotillo, preparando as diretrizes para o ano de 2020, e tivemos a tradicional partilha dos alimentos, espólio de nossa ancestralidade.

Por Orlando Junior

Grupo Herdeiros de Nhá Chica