Pastoral Universitária realiza 1ª Aula Magna Diocesana

No dia 27 de Outubro, a Pastoral Universitária organizou a 1ª Aula Magna Diocesana. O evento foi realizado no Centro Diocesano de Pastoral (CDP) e aberto com a Santa Missa, presidida pelo Vigário Geral, Padre Antônio Bosco.  Após a Santa Missa, se iniciou a aula magna propriamente dita, ministrada pelo Prof. Felipe Nery, com a presença do Pe. Leonardo Henrique (Assessor Diocesano da Pastoral Universitária) e do povo de Deus. A aula, cuja terminologia pertence ao campo acadêmico e remete à aula inaugural de uma faculdade, teve como tema “Educação e Santidade”.

Professor Nery é pedagogo de formação, já esteve à frente do Colégio São Bento e, atualmente é Reitor do Colégio São José da Divina Providência, em Osasco/SP, Presidente do Instituto Sophia Perenes (consultoria pedagógica), dirige a Editora Katechesis, além de ser membro do movimento pró-vida.

Em sua exposição, Nery realizou uma análise critica acerca do sistema educacional brasileiro, cujos índices de analfabetismo são altos. Trabalhou também o fato de haver despreparo de alunos e professores, contribuindo para uma má formação. Segundo o expositor, existe uma manobra de massificação da educação, não permitindo a elaboração de um trabalho de formação das pessoas, através da reflexão sobre a questão moral.

Diante de tais questões, Nery sugere que seja realizado um retorno à educação clássica, por meio do estudo dos grandes filósofos e dos santos padres educadores, como Santo Agostinho e São João Bosco, afim de se observar o princípio da autoridade e a questão da virtude, como essência do ato educativo. Através da virtude e da autoridade, a educação viria de casa, da família, célula primeira de convívio social do educando, até entrar no processo institucional, por meio das instâncias de ensino (Fundamental, Médio e Superior).

Palestra Educação e Santidade - Pastoral Universitária