OSIB realiza Encontro Nacional para Formadores dos Seminários em Guarulhos

Neste ano de 2019, a Assembleia Geral da CNBB publicará as novas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Os presbíteros devem ser formados na caridade pastoral, na comunhão e na unidade que favoreçam a dilatação do Reino de Deus. Nesse espírito, aconteceu a Semana Nacional de Atualização de Formadores, entre os dias 08 e 12 de Julho de 2019, no Hotel Slaviero Essential, em Guarulhos-SP.
O tema da formação foi: Evangelização e Missão: a dimensão pastoral-missionária na Nova Ratio, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
O tema do encontro deste ano de 2019 prossegue o itinerário de aprofundamento das dimensões da formação, passando pela dimensão humano-afetiva (Fortaleza, janeiro de 2016), dimensão comunitária (Brasília, julho de 2016), dimensão espiritual (Aparecida, Julho de 2017) e
dimensão intelectual (Rio de Janeiro, julho de 2018).
Estiveram presentes: bispos, reitores, formadores, professores e diretores das faculdades de Filosofia e Teologia de nossos Seminários, bem como demais envolvidos na formação dos futuros presbíteros da Igreja no Brasil.

No dia 08/07 a celebração eucarística deu-se com o Bispo referencial Dom José Albuquerque nos motivou a abraçar a missão de formadores, encarando os desafios com alegria e esperança.

Já no dia 09/07, refletiram sobre a orientação do Mons. Antônio Catelan, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelização e partilharam em grupos a dimensão pastoral-missionário em nossos seminários. O dia se encerrou com a celebração eucarística presidida por Dom Edmilson Amador Caetano, bispo de Guarulhos.

No terceiro dia da formação, 11/07, os trabalhos foram iniciados celebrando a eucaristia presidida por Dom. Pedro Luiz Stringhini presidente do regional sul 1. Já o encerramento do dia foi com a presença do Cardeal Dom Odilo Scherer. Sinal de comunhão com nossa Igreja e motivação em nossa caminhada de formadores.

No dia 12/07 Dom Edmilson, Bispo da Diocese de Guarulhos, encerrou o encontro com a presidência da Missa na Catedral Nossa Senhora da Conceição, no centro de Guarulhos.

Confira os Registros do Encontro:

OSIB - Encontro Nacional para Formadores

Please follow and like us: