Iniciação Cristã é tema da Semana Diocesana de Formação 2018

Entre os dias 24 e 27 de Julho aconteceu, em nossa Diocese, a Semana de Formação 2018 (SDF). O evento, de periodicidade anual, foi realizado nas 5 foranias (regiões pastorais) da Igreja de Guarulhos, sendo na Forania Rosário, na Paróquia Santa Rita (Jardim Palmira); na Forania Fátima, nas Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia; na Forania Imaculada, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Tranquilidade); na Forania Bonsucesso, nas Paróquias Santo Alberto Magno (Seródio) e Santa Cruz (Presidente Dutra) e na Forania Aparecida, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP – Bom Clima).

A Iniciação Cristã foi o tema central da Semana de Formação em 2018, sendo trabalhado o itinerário para formar discípulos e missionários de Jesus Cristo. Foram 4 dias de intensos estudos, sendo o primeiro referente à interpelação motivadora à assembleia, retratando passagens bíblicas sobre o processo de iniciação ao discipulado de Jesus e nos deixando o questionamento: Nós aceitamos o desafio de ser fonte?

No segundo dia, foi apresentada a trajetória da transmissão da fé, ou seja, como a fé e o discipulado caminharam do tempo do Cristo até os dias atuais. passando pelai iniciação na Igreja Antiga, no Concílio de Trento, no Vaticano II e como se encontra nos dias atuais.

No terceiro dia, foi trabalhada a teologia da iniciação cristã, sendo estudadas varias passagens da vida do Senhor, em que se trata revelação do mistério de Deus em Jesus. Também foram apresentados os sacramentos que compõem a iniciação à vida cristã (Catequese, Crisma e Eucaristia), bem como os espaços onde se pode viver a mistagogia, ou seja, o mergulho no mistério de Deus.

No quarto e ultimo dia de formação, foram trabalhadas a situação da iniciação cristã nos dias atuais, sua estrutura, o Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA), documento que norteia as ações catequéticas, suas etapas, importância e o itinerário para formar discípulos e missionários do Pai, baseado no Documento de Aparecida.

Confira abaixo as fotos e os slides (apresentações) dos 4 dias de formação

SLIDES (APRESENTAÇÕES)