III Dia Mundial dos Pobres: A esperança dos pobres jamais se frustrará

Celebramos hoje em nossa Paróquia o III Dia Mundial dos Pobres, 2019, com o tema “A esperança dos pobres jamais se frustrará”.  No lançamento do Dia do Pobre, o Papa Francisco afirma que “este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro”.

Assim foi neste III Dia Mundial dos Pobres, onde os cristãos leigos e leigas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, agentes das diversas pastorais se dispuseram a acolher e deixar-se encantar pelo Cristo presente em cada irmão e irmã pobre, acolhendo-os, ouvindo-os e convivendo num ambiente fraterno e cheio de amor.

As irmãs e irmãos foram acolhidos com café da manhã e com o sorriso de nossos agentes. Na Sala dos sonhos, a psicóloga Luzia conduziu uma atividade lúdica onde nossos irmãos foram convidados a expressar seus sonhos por meio de desenho. Foi possível perceber que a esperança é um motor na locomotiva de cada um deles. Sonham retornar para junto da família; cursar uma faculdade, por exemplo, Direito; estudar Enfermagem; conquistar o sonho da casa própria; a cura para o filho com paralisia cerebral; estar sempre feliz com sua mãe, entre outros. Esses sonhos colocados no colo de Deus foram apresentados no momento do ofertório, oferecidos por eles mesmos. Na manhã de convivência animada por música e instrumentos no pátio da Igreja, puderam conversar com voluntários, escolher roupas e livros.

A Celebração Eucarística presidida pelo Padre Valdocir – vigário paroquial, foi um momento de, todos juntos, elevar ação de graças pela vida e pela disposição de permanecer no Caminho de Jesus. A participação dos irmãos acolhidos para este dia, seja na Entrada da Bíblia, na entrada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi mais um gesto de acolhida da comunidade, e no momento da Comunhão o padre abraçou cada um, como sinal de respeito e amor pela vida deles.

Esta ação foi motivado pela carta do Papa Francisco para o III Dia Mundial dos Pobres, que busca animar todos os batizados para estender a mão aos necessitados, a amar sem pretender nada em troca, a promover justiça e lutar por Políticas Públicas com o objetivo de conquistar uma melhor condição de vida a tantos irmãos e irmãs sofredores e necessitados.

Esta experiência viva de partilha, de doação e de amor, reforça o compromisso e a beleza do seguimento a Jesus Cristo, e alimenta a certeza do chamado a ser Igreja, conforme nos lembra a Carta do Papa Francisco no item 7: “a opção pelos últimos, por aqueles que a sociedade descarta e lança fora é uma escolha prioritária que os discípulos de Cristo são chamados a abraçar para não trair a credibilidade da Igreja e dar esperança concreta a tantos indefesos. É neles que a caridade cristã encontra a sua prova real, porque quem partilha os seus sofrimentos com amor de Cristo recebe forma e dá vigor ao anúncio do Evangelho”.

A Paróquia agradece carinhosamente aos cristãos leigos e leigas das pastorais que se disponibilizaram nesta Ação do III Dia Mundial do Pobre.  No coração de quem (se) doa brota a certeza que recebe muito mais que oferece. Recebe o sorriso amoroso de Deus Pai, Bondoso e Misericordioso. Deus abençoe nossos bons propósitos e tenha compaixão de nós!
III Dia Mundial dos Pobres: A esperança dos pobres jamais se frustrará

PASCOM