Forania Fátima realiza Semana de Liturgia

Entre os dias 10 e 13 de setembro, aconteceu, na Forania Fátima, a Semana de Formação Litúrgica. O evento foi sediado na Paróquia Santa Luzia – Alvorada e, a cada dia, um público alvo foi chamado a refletir e apreciar o mistério da liturgia para a vida da Igreja. A liturgia é o coração da Igreja: nela celebramos a fé e através dela descobrimos a fé da Igreja.
Baseando-se na Sacrosanctum Concilium, nosso bispo, Dom Edmilson, conduziu a primeira noite de formação, direcionada aos coordenadores de liturgia e de ministérios.
“A liturgia continua na vida, a liturgia é ponto de partida para a missão da Igreja, então, ao mesmo tempo, essa liturgia é humana e divina, feita de pessoas, feita da história, mas tem a presença de Deus, Deus se faz presente”, disse Dom Edmilson.
A segunda noite, destinada aos comentaristas, leitores e ministros da palavra, teve como palestrante, o Diácono Jonas Barbosa (Paróquia São José -Jardim Paulista), que em sua explanação proferiu: “Não podemos deixar que o Rito da Liturgia seja para nós uma rotina, sem prazer, sem novidade. Pelos Ritos, o Senhor se faz presente, e é sempre tudo novo de novo, tudo se transforma, tudo se renova”.
O Diácono Alex Passos (Paróquia Santa Cruz – Presidente Dutra) conduziu a terceira noite, onde foram chamados os ministros da Sagrada Eucaristia. Nesta noite, o Diácono conscientizou os que estavam presentes de que: “A Santíssima Eucaristia é o maior dom que Deus confiou a sua Igreja, e isto requer de nós um sério e grandioso compromisso.”
Encerrando a semana, o Diácono Ítalo Sá (Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Santos Dumont), ministrou a formação para os músicos e cantores e levou em consideração as instruções pertinentes à IGMR (Instrução Geral do Missal Romano): “Deve ter-se, pois, em grande apreço o canto na celebração da Missa, de acordo com a índole dos povos e as possibilidades de cada assembleia litúrgica.”
Confira as fotos a seguir.

Forania Fátima realiza Semana de Liturgia