Entronização da Relíquia e da Imagem de São Vicente de Paulo na Catedral

No dia 27 de setembro, foi celebrada a Festa de São Vicente de Paulo, padroeiro dos Vicentinos, e a Catedral Nossa Senhora da Conceição esteve em festa. A família vicentina de Guarulhos fez a entronização da Imagem de São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac que foram doadas pelas Irmãs Vicentinas Filhas da Caridade do Colégio Virgo Potens e suas Relíquias, que foram doadas pela Irmã Mercedes Lopes da Mota tivemos duas oportunidades de louvar a Deus, honrando este santo tão querido, patrono da SSVP que há 418 anos morria em Paris. Do mesmo modo que guardamos como lembrança, fotos e objetos usados por pessoas que estimamos e já não vivem mais,  as guardamos como um meio de mantê-las vivas na memória, dos santos, pessoas que viveram o Cristo também em sua pobreza, não temos lembranças de ouro e prata, mas sim, parte de seu próprio corpo ou de suas pobres vestes, que nos ajudam a manter vivo na memória, o seu grande amor a Cristo. Venerando as relíquias, veneramos aquele servo de Deus que, gente como nós, se superou como seguidor do Cristo.

São Vicente, o homem que nos ensinou que até a caridade não deve ser um impulso desenfreado de compaixão, mas sim, ação consciente, de modo ordenado, constante.

O evangelizador que escravizado, catequizou os seus patrões. O padre que além de criar congregações de religiosos e religiosas, se preocupou com a qualidade da pregação e, por isso, fundou o primeiro seminário para a formação dos padres. O fundador de creches, asilos, hospitais, o pároco que estimado pelos pobres, era constantemente requisitado pelos poderosos e que não hesitou quando viu ser necessária a mudança de direção do governo, para o bem da França, foi até lá pedir mudança.

Recebemos uma benção especial na Missa celebrada pelo nosso Pároco Antônio Bosco e concelebrada pelo nosso Assessor Espiritual Padre José Alexandre dos Santos, que peçamos a Deus que a presença dessa relíquia entre nós, nos desperte para seguirmos sempre o exemplo de São Vicente. Dentre todas as lições que nos deu tão santo homem, uma nos parece extremamente útil e dirigida a nós brasileiros, que costumamos nos omitir e esperar que o governo ou mesmo outros tomem iniciativas nas atividades e obras sociais. Aprendamos com ele, nesta celebre frase por ele proferida: “Meus irmãos, amemos a Deus, mas amemo-Lo às nossas custas, com a fadiga de nossos braços, com o suor do nosso rosto.”

 

Texto: Valéria de Oliveira

Conferência de São Benedito

Entronização da Relíquia e da Imagem de São Vicente de Paulo na Catedral

Categories: Notícias,Paróquias

Comments are closed.