Entrevistas na missa de posse de dom Edmilson Amador Caetano

0

A Diocese de Guarulhos celebrou no último dia 16 de março, com muita alegria, a missa de posse de seu IV Bispo Diocesano, Dom Edmilson amador Caetano. Na ocasião estiveram presentes autoridades da Igreja, políticos e personalidades do município, além da grande presença do povo de Deus de todas as paróquias, capelas e comunidades de nossa diocese.

A equipe da PASCOM Diocesana, da Pascom Nossa Senhora do Rosário e Pascom Catedral Nossa Senhora da Conceição realizaram diversas entrevistas, afim de deixar registrada a emoção, a esperança e o amor das pessoas na colhida de nosso novo bispo.

Veja abaixo algumas dessas entrevistas:

Cardeal Dom Orani João Tempesta , Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro fala sobre a chegada de Dom Edmilson Amador Caetano na Diocese de Guarulhos:

 

Prefeito Sebastião Almeida, fala sobre a chegada de Dom Edmilson Amador Caetano na Diocese de Guarulhos:

 

Dom Pedro Carlos Cipolini , Bispo de Amparo fala sobre a chegada de Dom Edmilson Amador Caetano na Diocese de Guarulhos:

 

Dom Pedro Luiz Stringhini , Bispo de Mogi das Cruzes , fala sobre a chegada de Dom Edmilson Amador Caetano na Diocese de Guarulhos

ENTREVISTADO: SEMINARISTA LEONARDO – PARÓQUIA SANTO ALBERTO MAGNO

PASCOM – Como você está vendo a chegado do novo Pastor?

SEMINARISTA LEONARDO – Primeiramente boa tarde a todos que nos assistem, e dizer que nós diocesanos de Guarulhos, principalmente o Clero e os Seminaristas estamos imensamente felizes em podermos receber aquele que será o 4º Bispo de nossa  Diocese Dom Edmilson Amador Caetano, Dom Joaquim nosso antecessor, teve um tempo relativamente curto, isso deixou muitos assuntos pastorais pendentes, então a Diocese sente-se órfão de ter aquele segundo a tradição da Igreja é o sucessor dos Apóstolos e é o Pastor do rebanho de Jesus Cristo, particularmente aqui na cidade de Guarulhos.

ENTREVISTADO: PADRE RENATO BERNARDES DUARTE – PÁROCO DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA – JARDIM CUMBICA

PASCOM – Como o Senhor está vendo a chegada do novo Pastor para nossa Diocese?

PE. RENATO – Boa tarde a todos é uma alegria estar aqui nesta Celebração da posse de Dom Edmilson, eu comentava com os colegas agora pouco;  que a Igreja é feita para ter o Bispo. O Bispo é a cabeça da Igreja, então é muito  bom para nós termos novo Bispo e pedimos que ele tenha saúde e sabedoria para nos ajudar a caminhada na obra da evangelização.

ENTREVISTADO: PADRE ANTÔNIO BOSCO DA SILVA  –PÁROCO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – CATEDRAL

PASCOM – Qual a importância de um Bispo para uma Diocese?

PE. BOSCO – Santo Inácio dizia: “Onde está o Bispo, aí está a Igreja”, porque o Bispo é a presença do Bom Pastor, então simplesmente a presença do Bispo é fundamental, sem o Bispo não existe uma Igreja Diocesana, que seja bem vindo ao nosso meio para pastorear este rebanho de Jesus.

PASCOM – Qual a mensagem que o Senhor deixaria para os nossos diocesanos com a chegada do nosso Pastor?

PE. BOSCO – Primeiro dar graças a Deus por tudo e confiar na divina providência que é o próprio lema que Dom Edmilson escolheu: “Deus Providenciará”.

  

ENTREVISTADO: CARDEAL E ARCEBISPO DO RIO DE JANEIRO DOM ORANI JOÃO TEMPESTA

PASCOM – Qual a importância de um Bispo para uma cidade como Guarulhos que é a 2ª cidade o estado de São Paulo?

DOM ORANI – O Bispo é o Apóstolo que chega para estar junto com seu povo e levar adiante um trabalho que ele encontra antes já realizado neste povo e ao mesmo tempo, com a sua contribuição, com sua presença confirmar os irmãos, anunciar Jesus Cristo as pessoas e organizar junto com seus conselhos toda a Diocese para um dinamismo cada vez maior. É o Pastor que vai exercer sua missão de pastorear com todo carinho e dar sua vida por todo este povo.

PASCOM – Qual a mensagem que o Senhor deixaria para os nossos diocesanos de Guarulhos?

DOM ORANI – Que é um momento novo, Guarulhos viveu o tempo de Dom Luiz, muito conhecido meu, e trabalhou muito tempo aqui, deu a sua vida por esse povo. Viveu um tempo mais curto Dom Joaquim e também entregou a sua vida e tenho certeza que este novo momento vai levar em consideração aquilo que já viveram antes, o que já experimentaram da graça de Deus antes, e ao mesmo tempo com as novas contribuições, com os novos desafios encontrar caminhos para evangelizar esta grande cidade.

ENTREVISTADO: PADRE  EDSON ROBERTO DOS SANTOS – PÁROCO DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE VILA AUGUSTA

PASCOM – Quais as expectativas com a chegada do novo Pastor para a Diocese?

PE. EDSON – A expectativa com a chegada de Dom Edmilson para nós é uma grande alegria, é a presença de Cristo, é um sinal, é a presença de Deus entre nós, é o próprio Cristo quem vem confirmar nossa fé e nos colocar em comunhão com o Pai. Ele que traz como lema de ordenação: “Deus Providenciará”, vem confirmar nossa confiança que nada nos falta, que Deus está ao nosso lado. Para mim está é a grande expectativa da presença de Deus, do amor de Deus que vem nos guiar, pastorear e também a chegada do novo Bispo para nós é motivo de esperança de novos tempos, enfim, novas idéias, de mudanças, de crescimento, de transformação.

ENTREVISTADO: PADRE LÁZARO NUNES – PÁROCO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – VILA ROSÁLIA

PASCOM – Quais os desafios para nossa Diocese com a chegada do novo Pastor Dom Edmilson?

PE. LÁZARO – Cada Bispo dependendo da experiência feita anteriormente, ele vai encarar os problemas também sob um olhar totalmente diferente dos anteriores. Nós estamos recebendo com muita alegria Dom Edmilson, o 4º Bispo para a nossa Diocese. Já estivemos reunidos com ele várias vezes mostrando um pouquinho a nossa realidade, os grandes desafios que a nossa cidade, a nossa Diocese vai ter que enfrentar como já esteva enfrentando e com grande sucesso e com bons resultados com os Bispos que anteriormente ocuparam esta função; de pastorear este grande rebanho que é justamente a cidade e a Diocese de Guarulhos. Nós sabemos que o Bispo é uma pessoa pública, e ele tem grandes envolvimentos também com o caminhar político, caminhar principalmente no campo social de toda sociedade de Guarulhos, por isso os desafios com certeza serão encarados de uma maneira um pouco diferente dos anteriores. Eu vejo que pelo pouco tempo que conversamos com Dom Edmilson a gente viu que ele ainda esta tateando por não sabe, viveu numa cidade do interior onde os problemas eram muito diferentes daqueles que nós enfrentamos aqui na cidade de Guarulhos. É uma cidade que cresce tremendamente, é uma cidade que prospera sob todos os aspectos e por isso mesmo traz grandes desafios, diferente de uma cidade interiorana onde os paroquianos e as pessoas, os diocesanos são sempre os mesmos e Guarulhos sofre imensas variações ano após ano. Então ele vai ter que encarar a nossa Diocese de uma maneira toda especial, de uma maneira bastante diferente das anteriores que ele já deva ter experimentado como superior, como Abade do Mosteiro da Ordem Cistercience  em São José do Rio Pardo, depois como Bispo de Barretos e agora aqui enfrentando novo desfio que é a nossa Diocese de Guarulhos.

PASCOM –  Qual a mensagem que o Senhor gostaria de deixar para os nossos católicos da nossa cidade de Guarulhos?

PE. LÁZARO – Olha as expectativas são as melhores possíveis, que é um Bispo jovem, com muita saúde, com muito vigor físico, pessoa muito bem preparada porque ele vem de uma experiência religiosa maravilhosa, os padres cisterciences, os quais convivi quando estive na Diocese de Itapeva, estudei com muitos deles também no São Bento quando fazia o curso de Filosofia, então vejo que ele está realmente assim muito bem preparado e a cidade, a Diocese de Guarulhos especialmente não irá se decepcionar com a sua pessoa e com a sua capacidade que é muito importante para nós. Pelo que ouvi dizer ele conhece muito bem a história dos grandes escritores do Iº Século da Igreja e com certeza ele vai dar uma contribuição muito grande para nós, porque trazendo a experiência dos padres lá do passado e que foram grandes escritores e agora para nós no momento atual que nós  vivemos, essa cultura toda no campo da história da Igreja com certeza irá enriquecer o presbitério todo e com certeza mais ainda  nosso povo. Cristão.

PASCOM – Muito obrigado pela entrevista e que Deus abençoe o Senhor, a toda comunidade e uma boa celebração para todos nós.

PE. LÁZARO – Eu é que agradeço a oportunidade que vocês estão me dando, sempre encontrando o Serginho e a Valéria fazendo um trabalho muito importante em prol da nossa Igreja, em prol da nossa Diocese.

ENTREVISTADO: PADRE MARCOS VINÍCIUS CLEMENTINO  –VIGÁRIO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA – COCAIA – COORDENADOR DA PASCOM DIOCESANA, RESPONSÁVEL PELO VICARIATO DA COMUNICAÇÃO DA NOSSA DIOCESE

PASCOM – Como o Senhor vê a chegada do novo Pastor Dom Edmilson para esta 2ª cidade do Estado de São Paulo, Guarulhos?

PE. MARCOS – Uma alegria muito grande poder acolher Dom Edmilson, e no setor de comunicação sabemos que é muito importante a figura do Pastor para nos dar as diretrizes necessárias para caminhar, cuidar da imagem pública, a visibilidade da Igreja, então nós da Pastoral da Comunicação, estamos muito felizes ansiosos, e acreditamos que o trabalho com Dom Edmilson será muito fecundo em nossa Diocese, desde o dia de sua nomeação ele tem atendido com muito carinho a toda imprensa seja do Brasil todo, seja de Guarulhos de modo especial e tenho certeza nós realizaremos excelentes trabalhos no setor de comunicação de nossa Diocese com a vinda do novo Pastor.

ENTREVISTADO: BISPO ELEITO DA DIOCESE DE GUARULHOS DOM EDMILSON AMADOR CAETANO

PASCOM – Boa tarde Dom Edmilson, é um prazer tê-lo em nosso meio antes dessa celebração grandiosa. Gostaríamos de saber qual o desafio para um Bispo?

DOM EDMILSON – O desafio para o Bispo é exatamente esse de viver conforme a fé e de fazer ouvir as coisas de Deus. E é isso, estar na vontade de Deus, saber que o rebanho não é meu é do Senhor, então esse é o grande desafio.

PASCOM – Qual a mensagem que o Senhor deixaria para a nossa Diocese, para os nossos católicos da 2ª cidade do Estado de São Paulo?

DOM EDMILSON – Saber viver na fé sempre, hoje e sempre.

ENTREVISTADA: IRMÃ DIRCE – SUPERIORA DAS IRMÃS PAROQUIAIS DE SÃO FRANCISCO

PASCOM – Gostaríamos de saber da Senhora qual a expectativa da Congregação com a chegada do nosso Pastor Dom Edmilson?

IR. DIRCE – Nós estamos na Diocese de Guarulhos a mais de 30 anos. Já convivemos com os Bispos que passaram por aqui, Dom João, Dom Luiz, o nosso saudoso Dom Joaquim e agora acolher Dom Edmilson é uma grande alegria para nós da Congregação e também para toda nossa Igreja da Diocese de Guarulhos. É com muita alegria e com muito amor  que  nossa Congregação acolhe Dom Edmilson no nosso meio, que ele seja bem feliz conduzindo este rebanho da Igreja da Diocese de Guarulhos.

ENTREVISTADO: PREFEITO DA CIDADE DE GUARULHOS – SEBASTIÃO ALMEIDA

PASCOM – Gostaríamos de saber como o Senhor vê a nomeação do nosso Bispo Diocesano Dom Edmilson Amador Caetano para nossa cidade de Guarulhos, a 2ª cidade do Estado de São Paulo?

ALMEIDA – Olha, Guarulhos hoje está em festa recebendo Dom Edmilson, sabemos do papel evangelizador de um Bispo numa cidade tão importante como a nossa, 2ª maior cidade do Estado de São Paulo com  amis de 1 milhão e 300 mil habitantes, portanto uma missão muito grande para Dom Edmilson, mas com certeza com a força de Nossa Senhora da Conceição que é a padroeira de nossa cidade, nós temos plena convicção que ele vai cumprir seu papel evangelizador cada vez mais na nossa cidade, nós o recebemos de braços abertos nesta cidade que é Guarulhos esta cidade acolhedora.

ENTREVISTADO: BENEDITO APARECIDO DA SILVA- SECRETÁRIO DE GOVERNO NESTA CIDADE DE GUARULHOS

PASCOM – Gostaríamos de saber como você vê a nomeação de Dom Edmilson para nossa cidade e qual a mensagem que você deixa para todos nós aqui da cidade?

BENEDITO – Primeiro quero cumprimentar toda comunidade da Igreja Católica de Guarulhos e é um prazer muito grande receber Dom Edmilson que com certeza vai contribuir com a evangelização, com o emprendamento de todas as situações de pobreza no nosso município ao lado do nosso governo. Seja bem vindo, parabéns, que Deus o ilumine nesta caminhada junto ao povo de Guarulhos.

COLABORAÇÃO PASCOM CATEDRAL: Sérgio Murilo e Valéria Carmanini

Leave A Reply