Conselho Diocesano de Pastoral realiza reunião ampliada.

No dia 9 de Fevereiro, o Centro Diocesano de Pastoral (CDP), localizado no Bom Clima, acolheu a reunião ampliada do Conselho Diocesano de Pastoral. Conduzido por Dom Edmilson e por Pe. Marcelo Dias (Coordenador de Pastoral da Diocese), o encontro contou com a presença dos Vigários Forâneos, dos Assessores e Coordenadores Diocesanos de Pastoral e dos representantes das novas comunidades e movimentos diocesanos.
O Bispo iniciou os trabalhos apresentando o documento final do Sínodo para a Juventude, intitulado “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Em seguida, falou sobre a necessidade de reorganização e ajuda à Caritas Diocesana, tendo a fala complementada por Pe. Luiz Carlos Brito, Assessor Eclesiástico da Instituição e por vários membros da reunião, que apresentaram idéias para auxiliar no saneamento das dificuldades da Cáritas.
Em seguida, foi avaliado o Ano Nacional do Laicato na Diocese, com o questionamento: O que despertou nas Comunidades e Pastorais? Pe. Marcos Vinicius apresentou o trabalho de engajamento laical realizado com os crismados na Catequese de Adultos. Pe. Jair apresentou o interesse da comunidade paroquial do Cocaia em criar, com os delegados do Laicato, uma escola de fé e política, sendo necessário ajustar as agendas pastorais e pessoais da equipe.
Após a avaliação do Ano do Laicato, Pe. Marcos teve a palavra para apresentar a equipe do Jubileu de 40 anos da Diocese, cuja festividade será realizada em 2021 (a Diocese foi criada por Papa João Paulo II em 1981). Para isso, além de Marcos, também integrarão, o núcleo central, os Padres Antônio Bosco e Tarcísio Almeida. Também foi informado a realização de um grande encontro, no dia 05 de Abril, as 9h30min, com a presença de Dom Emílio Pignoli (Bispo Emérito de Campo Limpo) e a apresentação do Brasão Diocesano e de Dom Edmilson.
Por fim, Pe. Marcelo discorreu sobre algumas orientações referentes ao uso do CDP. Informou sobre a possibilidade de aluguel do espaço, para outras instituições e sobre o pedido de contribuição das pastorais diocesanas, acerca da utilização das instalações para suas atividades. Também relatou a dificuldade existente com os agendamentos e cancelamentos de eventos, principalmente realizados no Centro. Segundo Marcelo, o bispo segue o calendário diocesano para elaborar sua agenda mensal e que o informe dos cancelamentos, alterações ou marcações de eventos, deve ser realizado na Secretaria Pastoral da Curia, junto à Irmã Maria das Virgens, IPSF.
Encerrando o encontro, Dom Edmilson e Pe. Marcelo comunicaram as nomeações dos Padres Fábio Lima, Hechilly de Brito e Romualdo Nunes, como Vigários Forâneos das Foranias Imaculada, Bonsucesso e Fátima, respectivamente, além da Posse de Pe. Marcos Vinicius na Paróquia Santa Teresinha e apresentação de Pe. Antônio Zafani, como Vigário na mesma e de Pe. José Alexandre, como Pároco da Paróquia Santo Antônio – Parque.
Reunião do CODIPA - 09/02/2019
Please follow and like us: