Congresso do Conselho Central de Guarulhos da Sociedade de São Vicente de Paulo

Aconteceu em 25 de fevereiro nas dependências da Paróquia de Santa Teresinha mais um Congresso do Conselho Central de Guarulhos da Sociedade de São Vicente de Paulo e o tema trabalhado foi LIDERANÇA.

Contamos a presença do confrade Luiz Cláudio Coordenador da Conferência de Crianças e Adolescentes do Conselho Metropolitano de São Paulo, nosso Assessor Espiritual Padre José Alexandre dos Santos, consocia Sônia Regina  Coordenadora da Ecafo, confrade José Jerônimo Departamento Missionário, consocia Marta Urias Coordenadora  da CCA e membros representantes do Conselho Central, Conselhos Particulares e Conferências.

Liderança é um processo de estímulo por intermédio do qual as diferenças individuais são coordenadas e a energia humana que delas deriva é encaminhada em benefício de uma causa comum, mediante ações recíprocas bem sucedidas.

Todos nós recebemos talentos, segundo a capacidade de cada um, e nos cabe multiplicá-los, e é o que se espera de um bom líder.

Para acompanhar as transformações do mundo moderno e nos prepararmos para vencer as dificuldades atuais, temos que nos desenvolver, agindo com base em nossos dons e impulsos naturais e indo ao encontro das necessidades dos nossos liderados. A sociedade hoje exige mais de cada um de nós e nossos talentos devem ser desenterrados e desenvolvidos e novos líderes surgirão das cinzas.

A liderança é antes de tudo, um trabalho de orientação, de coordenação. Líder é diferente de chefe. O líder anima, coordena e motiva a ação conjunta de todos, o chefe ordena, controla e dirige de cima para baixo as pessoas numa ação conjunta.

Toda ação comum exige liderança. O líder para animar e coordenar as pessoas que vão atuar e colaborar na ação.

Foram abordados tópicos como: características de um líder, situações para um líder cristão, tarefas do líder e a espiritualidade vicentina.

“A oração é a nossa vida e o sopro que anima nossas obras”. ( Le  Prevost)

“A oração é o elo que une a Família Vicentina”

“Um homem de oração é capaz de tudo” ( São Vicente de Paulo).

O presidente ou coordenador de uma unidade deve não apenas ser uma pessoa de oração, mas conduzir o grupo a espiritualidade autêntica através das orações e Estudos Bíblicos.

Csc Sônia Regina – Coordenadora da Ecafo  / Csc Valéria – Decom – Guarulhos