Comunidade Católica Sacratus Consagra membro

Na última sexta-feira, dia 12 de Abril de 2019, a fundadora da Comunidade Católica Sacratus, Edineuza Xavier Aranha, fez suas Promessas Definitivas no Carisma da Comunidade em missa presidida por nosso Bispo Diocesano, Dom Edmilson Amador Caetano, na Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida. A celebração contou com a presença dos padres Francisco Veloso – reitor do seminário diocesano -, Jonas Barbosa, Marcio Arielton, Weber Galvani, Alex Passos, Cristiano Souza e Rodrigo Burim, cofundador da Comunidade. Também estiveram presentes alguns seminaristas do Seminário Imaculada Conceição, da diocese de Guarulhos, Seminário Nossa Senhora Aparecida, da diocese de Campo Limpo, e Frater Ismael do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador – salvistas – da diocese de Santo Amaro.

“Hoje nessa consagração que a Edineuza faz da sua vida na Comunidade Sacratus, ela como fundadora entrega a sua existência para que, na obra que Deus tem suscitado, se realize a vontade d’Ele. (…) Que ela, em sua entrega, faça a vontade do Pai; que a Comunidade Sacratus, ainda no seu início, praticamente, vá se amadurecendo e produza também os frutos de Deus conforme Sua vontade”, disse Dom Edmilson em sua homilia.

As Novas Comunidades são uma realidade ainda nova na Igreja, onde leigos em diferentes estados de vida – junto a padres, diáconos e seminaristas -, consagram-se inteiramente em uma vivência mais perfeita do Santo Batismo com um novo ardor missionário dentro de um carisma específico. São João Paulo II, no IV Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades, em Roma, 1998, definiu as Novas Comunidades como “uma reposta providencial, suscitada pelo Espírito Santo para estes dramáticos desafios atuais”.

Dom Edmilson aproveitou a ocasião para dizer à comunidade paroquial um pouco dessa nova realidade da Igreja dentro da diocese. “A primeira coisa que eu digo é que eu não sou dono do Espírito Santo; eu sou aquele que procura administrar, como minha missão, os dons que o Espírito Santo dá à Igreja. O Espírito Santo sopra onde quer, então ele continua soprando. Aquilo que exala o perfume de Deus, mesmo que a gente não entenda, mesmo que não seja de acordo com o nosso pensamento, que a gente acolha e aprenda a dar graças a Deus e admirar aquele dom que Deus dá ao outro que é para o enriquecimento da Igreja”.

A Comunidade também presenteou Dom Edmilson com um quadro, pintado à mão pelo membro da Comunidade, Erik Rocha, em que São Pedro segura as chaves da Igreja.

Jakeline Xavier Santos
Comunidade Católica Sacratus