Caritas Diocesana desenvolve projeto de Direitos para Crianças e Adolescentes.

 A CARITAS DIOCESANA DE GUARULHOS 

           Desde o início deste ano, uma equipe de profissionais atuantes na Caritas Diocesana de Guarulhos, elaboraram uma proposta interventiva junto à população, para esclarecer e divulgar sobre as atribuições e rotinas dos conselhos tutelares, através de palestras, orientações e discussão conjunta, subsidiados por profissionais previamente escolhidos em sua área de atuação. 

            Esta iniciativa ocorreu como gesto concreto da Campanha da Fraternidade de 2018.  “FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA “ e a escolha do segmento criança e adolescente decorreu da condição peculiar de desenvolvimento desta faixa etária e da situação de vulnerabilidade social que a maioria vivencia, devido à ausência e insuficiência de políticas públicas para sua proteção integral. 

          Como ilustra o texto-base da CF/18 a violência “mostra-se, antes, como um processo de produção e reprodução da desigualdade, resultado do próprio modo de funcionamento das instituições “( p.22).

          Desta forma, entre os meses agosto e novembro, foi desenvolvido o projeto “DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA PREVENÇÃO E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA NA CIDADE DE GUARULHOS”. 

         Dentre os objetivos deste trabalho, destacam-se:   fomentar a superação das situações de violência física, psíquica, sexual, étnica, dentre outras e sensibilizar os cidadãos deste município para o engajamento na defesa dos direitos infanto juvenis, para melhor se posicionar e saber como e quando denunciar a violação de direitos. 

        Ao todo ocorreram sete encontros nas dependências da Caritas Diocesana, com a média de 50 participantes, que além de apostilas de apoio e do ECA, receberam um kit contendo bolsa, caneca plástica, bloco de anotações, pasta e caneta. O encerramento e entrega dos certificados ocorreu no Sábado, 24/11, no CDP (Centro Diocesano de Pastoral) e teve presença de todos os escritos e coordenadores do projeto.

        Esta capacitação propiciou a disseminação de conhecimentos, reflexões críticas, troca de informações e questionamentos, bem como atualização sobre o Histórico de Lutas Sociais e o Estatuto da Criança e do Adolescente, Sistema de Garantia de Direitos, articulações em Rede e Políticas Públicas, além das questões específicas sobre os conselhos tutelares. 

        Com este Projeto, a Caritas Diocesana de Guarulhos buscou fortalecer a ação engajada dos cidadãos de nossa cidade, no desafio de contribuir para políticas públicas de qualidade.   

Comments are closed.