Capela São Mateus festeja seu padroeiro

Entre os dias 18 e 21  de Setembro, a Capela São Mateus, localizada na Vila Itapoã e pertencente à Paróquia São João Batista (Jardim Adriana), realizou os festejos em honra ao Apóstolo padroeiro. O tríduo preparatório, aberto pelo Diácono Marcos Alves, contou com a presença dos Padres Romualdo (São Judas – Jd. Alice) e Gildarte (São Pedro – Vila Galvão).
No dia 21, aconteceu a Santa Missa Solene, presidida por Pe. Luiz Brito (Pároco Local)  e com a presença do Diácono Marcos. Padre Luiz também abençoou o bolo de São Mateus, feito pelos irmãos e irmãs da comunidade.
São Mateus, cujo antigo nome era Levi, morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: “Segue-me” deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã!

Mateus era um rico coletor de impostos e respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo. Encontramos no Evangelho de São Lucas a pessoa de Mateus que prepara e convida o Mestre para a grande festa de despedida em sua casa. Assim, uma numerosa multidão de publicanos e outros tantos condenados aos olhos do povo, sentaram-se à mesa com ele e com Àquele que veio, não para os sãos, mas sim para os doentes; não para os justos, mas para os pecadores. Chamando-os à conversão e à vida nova.

Por isso tocado pela misericórdia Daquele a quem olhou e amou, no silêncio e com discrição, livrou-se do dinheiro fazendo o bem.

É no Evangelho de Mateus que contemplamos mais amplamente trechos referentes ao uso do dinheiro, tais como: “Não ajunteis para vós, tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os destroem.” e ainda:“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”

Com Judas, porém, ficou o encargo de “caixa” da pequena comunidade apostólica que Jesus formava com os seus. Mateus deixa todo seu dinheiro para seguir a Jesus, e Judas, ao contrário, trai Jesus por trinta moedas!

Este apóstolo, cujo significado do nome é Dom de Deus, ficou conhecido no Cristianismo nem tanto pela sua obra missionária no Oriente, mas sim pelo Evangelho que guiado pelo carisma extraordinário da inspiração pôde escrever, entre 80-90 na Síria e Palestina, grande parte da vida e ensinamentos de Jesus. Celebramos também seu martírio que acabou fechando com a palma da vitória o testemunho deste apóstolo, santo e evangelista.

Confira abaixo as fotos dos festejos.

Capela São Mateus festeja seu padroeiro

Categories: Notícias,Paróquias